Um pouco da minha razão, um pouco do meu coração e um pouco da minha alma. (E agora um pouco da minha crise de vestibulanda, rsrs.)

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Bob Marley, cristão?


Essa é novidade!!!
_________________________________________________________________
Todas estas informaçoes são escritas originalmente em suas duas biografias escritas por Rita Marley (sua esposa) e Timothy White, consequentemente "No Woman, No Cry" e "Catch a Fire" .



Bob Marley nasceu de pais cristãos mas durante a sua adolescência renunciou a religião cristã e ingressou na religião rastafari. Antes que alguém diga que "rastafari não é religião", saibam que toda a “cultura rasta” baseia-se na Bíblia Sagrada.

Religião vem do grego “religare” e significa “forma de religar-se a Deus”, então qualquer “ato” que busque essa ligação pode ser chamado religião.

A religião rastafari prega que:
■ "Jahoviah" ("Jah") é o verdadeiro Deus: O Antigo Testamento foi escrito no idioma hebraico e ele tem como característica a não escrita de vogais, ou seja, toda palavra que for escrita terá somente suas consoantes grafadas. Essas vogais e, consequentemente, sua pronúncia, são passadas de geração em geração somente através da fala e, como é de se esperar, algumas palavras caíram em desuso e consequentemente sumiram do idioma.

O nome "Jahoviah" vem do chamado "tetragrama", que são 4 consoantes usadas na Bíblia para representar o nome de Deus. Essas 4 consoantes são: Y H V H..

Existe uma passagem bíblica no Antigo Testamento que diz que "o nome de Deus não deve ser usado em vão". Por temer a Deus, o povo hebreu passou a não mais chamar Deus pelo seu nome YHVH, mas sim por "Senhor" ("Adonay"). As novas gerações passaram então a não pronunciar o nome de Deus nem a escreve-lo, e a verdade é que hoje ninguém sabe ao certo a correta pronúncia do nome de Deus. Pode ser:
- Jahoviah(“JAH”): YaHoViaH
- Jeová: YeHoVaH
- Javé: YaHoVeH

O "Messias" (aquele que viria para nos salvar, “o Leão da Tribo de Judá”) não é Jesus Cristo, mas sim sua suposta reencarnação: Haile Selassie I, que recebeu o nome "Ras Tafari Makonnen"(1893-1975). Daí vem o nome da religião: religião rastafari.

■ Prega que o uso de maconha "limpa" e "eleva" o espírito para perto de Deus.

■ Acredita que Haile Selassie I esteja vivo e que é o homem capaz de conduzir os negros de volta para a África.

■ etc...

Para mais informações visite o Wikipedia[http://pt.wikipedia.org/wiki/Rasta].

Como a religião rastafari baseia-se na Bíblia e no Evangelho de Cristo ela pode ser chamada "evangélica".

Porém...ela MUDA pontos então deixa de ser evangélica:

Mudanças:
------------------------
1) Reencarnação - para os rastas Selassie é a reencarnação de Jesus. Porém, essa mesma Bíblia diz claramente que não há reencarnação(renascer em outra forma), mas sim ressureição(voltar a vida sob mesma forma), como Jesus Cristo ressucitou várias pessoas e como ele mesmo o fez.

2) Salvador - o Leão da Tribo de Judá - a Bíblia afirma claramente que Jesus Cristo é o nosso Salvador e o leão da tribo de Judá, e não Haile Selassie I e, o mais incrível disso tudo, é que o próprio Selassie era cristão! Ele mesmo nunca foi um aderente do rastafarianismo, chegando a implorar para a hierarquia da Igreja Ortodoxa da Etiópia que mandasse missionários para a Jamaica para que se opusessem ao movimento.

3) Sã consciência - não existe nenhum incentivo ao uso de qualquer tipo de substância que altere a consciência ou produza algum tipo de reação química no corpo(como a maconha), bem pelo contrário, a Escrituras mostram que devemos estar "limpos" e buscar nossa santidade, sempre nos espelhando em Jesus Cristo.

ETC

Jesus nasceu em uma manjedoura (onde animais se alimentam), viveu praticamente toda a sua vida como refugiado para não ser morto, vivia praticamente de doações e serviu à todos sem pedir nada em troca.

Já Selassie foi um rico príncipe, imperador e até mesmo rei da Etiópia. Foi quem deu a primeira Constituição à esse país, em 1931; participou do planejamento de defesa na guerra contra a Itália e, em 1955, conseguiu promulgar uma nova constituição etíope, que instituiu, entre outras medidas, o voto universal, mas que também concentrou bastante o poder nas mãos do imperador, que era ele mesmo.

É interessante saber que o movimento rastafari teve origem na década de 1930, com pregações do ativista Marcus Mosiah Garvey. No ano de 2000, aproximadamente 1,000,000 de pessoas se identificavam como rastas. Na Jamaica, entre 5% e 10% de toda a população dizem professar o rastafarianismo. No resto do mundo, o rastafarianismo tem se espalhado através da imigração.
O fundador Marcus Mosiah Garvey, considerado profeta pelos rastafaris, posteriormente também negou associação com o movimento, assim como Selassie.

Quando ingressou na religião rastafari, Bob realizou a cerimônia de batismo em nome de Selassie e o aceitou como único Salvador. Ele passou toda sua carreira acreditando e pregando que Haile Selassie I era o Messias("o filho de Deus") de que as Sagradas Escrituras diziam que viria em breve(os judeus, por exemplo, ainda aguardam a vinda do Messias). Várias de suas músicas falavam nele como:"One Love", "Jammin'" e "Exodus".

A morte de Bob:
------------------------
Em julho de 1977 Marley descobriu uma ferida no dedão de seu pé direito, que ele pensou ter sofrido durante uma partida de futebol. A ferida não cicatrizou, e sua unha posteriormente caiu enquanto ele jogava bola. Foi então que o diagnóstico correto foi feito. Marley na verdade sofria de uma espécie de câncer de pele, chamado melanoma maligno, que se desenvolveu sob sua unha. Os médicos o aconselharam a ter o dedo amputado, mas Marley recusou-se devido aos princípios rastafaris que diziam que os médicos são homens que enganam os ingênuos, fingindo ter o poder de curar. Ele também estava preocupado com o impacto da operação em sua dança; a amputação afetaria profundamente sua carreira no momento em que se encontrava no auge. Marley então passou por uma cirurgia para tentar extirpar as células cancerígenas. A doença foi mantida em segredo do grande público.

O câncer espalhou-se para seu cérebro, pulmão e estômago. Durante uma turnê no verão de 1980 Marley desmaiou enquanto corria no Central Park de Nova Iorque. Finalmente quando ele decidiu ir para Munique para tratar-se com o controverso especialista Josef Issels, não obteve resultados, devido ao avançado quadro de sua doença.

Em 11 de maio de 1981 ele faleceu no hospital Cedars of Lebanon, em Miami.

O que a maioria das pessoas não sabe(ainda):

Cerca de um ano antes morrer, Bob converteu-se ao cristianismo e foi batizado em nome de Jesus Cristo! Tommy Cowan, empresário de Bob, estava junto à ele no momento em que se converteu. Ele disse que Bob ficou 45 minutos chorando e por 3 vezes exclamou gritando:
"Jesus my Savior, Jesus Christ!!!"
"Jesus meu Salvador, Jesus Cristo!!!"

Em uma de suas músicas chamada "So much things to say" ("Muitas coisas para falar") ele canta:
(..)"I never forget no way, how they crucified Jesus Christ"
(..)"Eu nunca esqueci não, como eles crucificaram Jesus Cristo"

(..)"Give us the teachings if his majesty because we don’t want the devil’s philosophy"
(..)"Nos de os ensinamentos de sua majestade porque nós não queremos a filosofia demoniaca"

Essa última é uma passagem bíblica: I Timóteo cap.4 vers.1.

Rita Marley, sua esposa, disse que na cama do hospital, antes de morrer, agonizando de dor, ele estendeu a mão ao céu e exclamou:
"Me leve senhor Jesus Cristo!!!"

Ela mesma diz que ficou confusa quando Bob proferiu essas palavras...Porque ela esperava ouvir o nome de Selassie ao invés de Jesus Cristo.

Após sua morte, em uma entrevista à televisão jamaicana Rita relatou o que acontecera na cama antes de morrer, mas "os grandões" da religião rastafari não gostaram muito. Então ela resolveu não mais falar nisso. Esse fato não repercutiu na Jamaica porque não seria "interessante" à religião rastafari. Nem no site oficial de Bob Marley essa conversa aparece.

Obs.: não existe hierarquia na religião. Rita deve ter se referido àquelas pessoas que divulgam a religião com maior empenho.

Eles disseram que não tornaram isso público porque se souberem, diversos rastafaris também vão querer converter-se e aceitar Jesus Cristo como Senhor e Salvador.


Não estou querendo causar debates sobre a religião rastafari, apenas divulgar este curioso fato.
Principalmente para alguns amigos admiradores das músicas do Bob, assim como eu.

4 comentários:

  1. PLEASE - READ THE BOOK OF THE HOLY SPIRIT TRUE. GREETINGS IN JESUS CHRIST. JOHN. http://livrodoespiritosanto.webnode.com.br/
    Só posso dizer para os meus irmãos o que o Senhor, depois de trinta anos de resistência, me convenceu. O Deus, o anjo, o homem que: cria a dor, o sofrimento e a morte é um diabo. O homem, o anjo, o Deus que oferece a sua vida para não causar tais situações ao semelhante, esse tal é um em União com DEUS PAI SUPREMO BEM. No Bem. Não existe Mal. A Paz do Senhor Jesus. Continue com, em e para Cristo. Um abraço. João Joaquim Martins. “Ai dos que ao MAL chamam BEM e ao BEM, MAL! Que fazem da ESCURIDADE LUZ, e da LUZ, ESCURIDADE, e fazem do AMARGO DOCE, e do DOCE, AMARGO! Isaías 5:20”.

    ResponderExcluir
  2. Olha, confesso que li e reli seu comentário e não entendi o quis dizer.

    ResponderExcluir
  3. a senhorita sempre na dianteira! caçando curiosidades!rsrsrs

    interessante esse achado... acho improvável, mas não desacredito, até pq Bob Morreu de câncer, e câncer é uma das doenças mais cruéis que se possa imaginar. Então ele deve ter pedido aos céus, ao paraiso, aos médicos o alívio de seu sofrimento.

    Mas acredito que a informação de que Bob pediu a Jesus e não a Selassie, seja tão importante. Bob cantou suas crenças em suas músicas, crenças de seu povo. Jesus cristo seria o ideal de homem cristão, o que o torna referência para a cristandade. Selassie é uma referência aos povos africanos e dos que de lá sairam e de muitos outros que se tornaram adeptos. Bob foi um grande homem o que o definitivamente o coloca no limbo, acima das questões religiosas.

    Muito revelador este post. como grande admirador da música de Bob achei interessante essa intriga religiosa que possa ter surgido em torno dos momentos finais da vida do rei do reggae.

    Beijão

    ResponderExcluir

"Quem quer amar a vida, E ver os dias bons, Refreie a sua língua do mal, E os seus lábios não falem engano."
(1Pe 3.8)

Obrigado por comentar."