Um pouco da minha razão, um pouco do meu coração e um pouco da minha alma. (E agora um pouco da minha crise de vestibulanda, rsrs.)

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Devemos ouvir música secular?


No mundo cristão existe ainda hoje, por parte da maioria , uma certa resistência a ouvir música secular. Há quem não ouça música secular simplesmente por não ter uma mínima vontade, outros dizem que esse estilo é satânico e que inclusive há demônios específicos que cuidam desse som e chegam a até queimar todo o acervo de discos que adquiriram antes de se converterem a Cristo.

Mas música secular é do mal? Ouvi-la é pecado? E o músico profissional que em um determinado período de sua vida resolve aceitar o Senhor Jesus Cristo como seu Salvador único e pessoal, como fica sua carreira? Ele deve ou não trabalhar com música secular?

A verdade é que as Sagradas Escrituras não declaram que ouvir música secular é pecado. O fato de que algumas pessoas se escandalizam ou simplesmente não se sentem a vontade e em paz consigo mesma ao ouvir esse som é na maioria das vezes algo pessoal.

A música, desde centenas de anos atrás, é citada nas Sagradas Escrituras como algo que o homem devesse usar para louvar ao Senhor, e há teólogos que dizem que a música foi feita para louvar ao Senhor Deus Todo Poderoso.

-Alegre-se Israel no seu Criador, exulte o povo de Sião no seu Rei. Louvem eles o seu nome com danças, ofereçam-lhe música com tamborim e harpa. Louvem-no ao som de trombeta, louvem-no com a lira e a harpa, louvem-no com tamborins e danças e instrumentos de cordas e flautas, louvem no com címbalos sonoros e com címbalos ressonantes - dizem as Escrituras Sagradas no Livro de Salmos 149:2,3 e 150:3,4,5.

É claro que como em tudo na vida a música também pode ter seu lado bom ou ruim. Existem músicas seculares que falam de amor e romantismo, não há pecado nenhum nisso afinal os cristãos também amam. O próprio Deus ordenou aos maridos que amassem suas esposas como a si próprios. O rei Salomão escreveu um livro que é cheio de romantismo e que está nas Sagradas Escrituras, o Livro de Cantares. Esse tipo de canto certamente não agride a fé da maioria dos cristãos.

Já uma música que faz apologia ao crime, ao uso de drogas e promova a adoração ao diabo, certamente esse tipo de música não é feito para glorificar a Deus e não edifica a fé cristã.

Existem obras musicais fantásticas, em todos os estilos, que podem não expressar adoração, mas certamente nos levam mais próximos a Deus.

Devemos portanto ter consciência para discernir o que nos é acertado ou não ouvir, o que devemos prestigiar.

Vale também mencionar que muitos músicos e artistas, especialmente no Brasil, após uma carreira fracassada no secular "se convertem", e passam a cantar louvor. Mas nem sempre são sinceros, transformando-se em instrumento de gravadores e usando a fé do próximo em benefício próprio.

=============

Conhecemos um pequeno pedaço da história de músicos que aceitaram Jesus Cristo como Senhor e Salvador e se converteram ao seu evangelho sem interromper suas carreiras profissionais de músicos no mercado secular.

Músicos Cristãos que tocam música secular

Considerado rei do rock, Elvis Presley encabeça a lista de músicos cristãos que tiveram carreiras na música secular. Elvis desde pequeno foi levado por seus pais a igreja e ainda jovem o cantor chegou a pregar e cantar na igreja. Sua infância e adolescência foram baseadas nos princípios cristãos do evangelho pentecostal.

Em 2004 foi lançado no Brasil o disco "Elvis - UltimateGospel", uma coletânea que traz canções e hinos cristãos como "Amazing Grace", "Peace in the Valley" e "Swing Low, Sweet Chariot"

Jerry Lee Lewis, verdadeiro dinossauro do rock interprete da canção "Great balls of fire", cresceu cantando música gospel nas igrejas pentecostais sulistas dos Estados Unidos.

O cantor chegou a entrar para o Southwestern Bible Institute, no Texas e depois foi expulso por má conduta, sendo que uma delas foi tocar hinos evangélicos em versões rock. Ele deixou a igreja e lançou seu primeiro disco em 1954.


Bob Marley, Peter Tosh e Bunny Wailer, (formação original do grupo The Wailers) ainda em tempos do anonimato, não serviam ao falso Messias Haile Selassie, e frequentavam a igreja cristã ortodoxa na cidade de Kingston, Jamaica.

Os Wailers ficaram pouco tempo na igreja, depois se desviaram e nunca cantaram música gospel.

Segundo Mark Mohr, líder da banda Christafari, Bob Marley aceitou Jesus Cristo como Senhor e Salvador já nos últimos dias de vida. Como ja havia dito nesse blog.


Músicos que permaneceram na carreira secular após sua conversão

Zeider Pires, vocalista da banda de reggae paulistana Planta e Raiz, famosa em todo o território nacional, é um exemplo de artista que se converteu ao Evangelho de Cristo e continuou trabalhando no mercado secular, de forma digna para garantir o sustento seu e de sua família.

O jovem cantor de 30 anos se converteu no início da década ainda quando sua banda não tinha alcançado o sucesso. Desde do princípio de sua conversão Zeider é membro da Igreja Bola de Neve Church.

Zeider, um dos compositores das canções do Planta e Raiz, expressa em suas músicas a sua fé, as vezes discretamente, sendo melhor compreendida por quem vive o estilo de vida cristão e outras vezes abertamente para todo mundo saber. As músicas de Zeider, cantadas em uníssono por seus fãs, mencionam as escrituras inúmeras vezes.

Cristãos que tocam música secular e expressam sua fé abertamente.

A banda local da cidade de San Diego, Califórnia, Payable on Death, ou P.O.D., já em seu início tinha seus membros como servos de Deus, e sempre tiveram o intuito de fazer música por diversão e prazer. O vocalista Sonny se converteu após o falecimento de sua mãe, e a convite de seu primo, o baterista da banda, Wuv Bernardo, passou a fazer parte do P.O.D.

Todos os integrantes da banda são cristãos e sempre tocaram, desde os tempos de garagem, aonde quer que fossem chamados, desde uma igreja, um acampamento cristão, a um buteco e boate, mostrando total disposição para fazer aquilo que eles sempre curtiram em fazer, música por si só.

Mundialmente conhecida, o P.O.D. já tocou em festivais bem dark como o Ozzy Fest, seus clipes sempre foram exibidos nas MTV's de vários países e em 2003, eles fizeram parte da trilha sonora do filme Matrix Reloaded e no ano seguinte, com o single Trully Amazing, o P.O.D. fez parte da trilha do filme Passion of Christ, no Brasil conhecido como a Paixão de Cristo.

Eles sempre expressaram a sua fé de forma espontânea sem se preocupar nenhum um pouco com o que podiam falar de seu som.


Por: Nestor Sartoretto e Jr.Hilton

===============================


Acredito que a música é um dom dado por Deus a seus escolhidos, que devem usá-lo para espalhar suas mensagens aos quatro cantos do mundo.

Músicas que falam de amor, paz, benevolencia também expressam a Palavra e, certamente, não nos trazem mal algum.

Pois não existe mal no bem e bem no mal.






6 comentários:

  1. Oi,Naylla

    Gostei da postagem.

    Bastante coerente/esclarecedora e que derruba os mitos e as crendices religiosas acerca de música "secular".

    E interessante é que põe abaixo todos os questionamentos acerca do tipo de instrumento que "agrada" a Deus, quando o salmista diz pra louvá-LO até com címbalos sonoros e resssonantes/retumbantes que equivalem, nada mais nada menos, àqueles tambores e suas batidas fortes utilizadas em terreiro de macumba. E aí? rss (Embora aqueles de "rigor ascético" certamente se escandalizem com essa idéia).
    Pois todos os sons, "batidas" e instrumentos são de Deus.
    Entretanto, cabe a cada um de nós, escolher A QUEM ADORAR usando os tais: se a Deus, a "entidades" ou a nossos pequenos deuses que compõem o nosso cotidiano.

    A propósito, é preferível MIL VEZES ouvir uma boa música "secular" do que repetir apenas DA BOCA PRA FORA boca belíssimos hinos e cânticos de adoração a Deus e não tiver uma vida coerente com o que cantou.

    Parabéns pela postagem!

    Beijos,

    R.

    ResponderExcluir
  2. Oi Regina,
    Pois é, o que vale é a intenção!
    Sabemos quando estamos desagradando a Deus.

    Foi bom vc ter mencionado cantar hinos e cânticos de adoração, acho que principalmente quando estamos louvando a Deus com o canto temos que prestar atenção na letra do hino/cântico, do contrário nada vale.
    É a mesma coisa que um ator decorar um texto e não por nele a emoção.
    Fica superficial.

    E Deus conhece nossos corações a fundo!

    ResponderExcluir
  3. Naylla, minha querida!

    Você é bem madura pra idade (acho que já disse isso rss)

    É exatamente assim como você diz: nossa consciência "acusa" na hora, quando estamos fora dessa sintonia com Deus, só que infelizmente nem sempre a ouvimos daí batermos com a cara na parede de vez em quando, "pagando" pela própria teimosia e resistência!

    E valeu pelas palavras lá no meu blog.

    Ah! e já respondi, viu? rss

    Beijo grande!

    R.

    ResponderExcluir
  4. Ops! relendo e corrigindo o que escrevi acima... rss

    "A propósito, é preferível MIL VEZES ouvir uma boa música "secular" do que repetir apenas DA BOCA PRA FORA belíssimos hinos e cânticos de adoração a Deus e NÃO TER uma vida coerente com o que cantou".

    Foi mauzz

    R.

    ResponderExcluir
  5. Graça e paz irmã Nayla.
    Muito boa essa palavra.Que o Senhor Jesus continue a te inspirar e te abençoar em tudo o que vocÇe fizer.
    Visite meu blog(pastorriva.blogspot.com) e creia "2010 é o melhor ano da sua vida,em nome de Jesus.

    ResponderExcluir
  6. Pedro Henrique...

    É mas você não mencionou que toda música tem que ser em adoração a Deus irmã Naylla .

    ResponderExcluir

"Quem quer amar a vida, E ver os dias bons, Refreie a sua língua do mal, E os seus lábios não falem engano."
(1Pe 3.8)

Obrigado por comentar."