Um pouco da minha razão, um pouco do meu coração e um pouco da minha alma. (E agora um pouco da minha crise de vestibulanda, rsrs.)

sexta-feira, 26 de março de 2010

E agora, o que é o preconceito?

Ultimamente, tem-se usado muito o termo preconceito, porém este uso tornou-se praticamente indiscriminado, caindo nas graças do senso comum. Há quem entenda tudo como preconceito; discordar passou a ser preconceito, como mostra o projeto de lei contra homofobia (PLC 122), também chamado de mordaça ou ditadura gay.
Esse projeto mostra claramente a confusão feita entre dois verbetes distintos: crítica e preconceito. Enquanto este é uma concepção imediata, sem fundamento ou argumentos críticos, culminando, geralmente, em intolerância; a primeira parte de uma análise minuciosa e é fundamentada em juízos de valor e, portanto, em argumentos.
Dessa forma, a crítica é algo que deve ser incentivado, já que é fundamental para a formação de opiniões e, consequentemente, do caráter de cada um. Tanto isto é verdade, que a própria Constituição Brasileira faz apologia à crítica, garantindo o direito à liberdade de expressão intelectual, artística e científica.
Portanto, seria uma tremenda contradição que na mesma constituição exista uma lei proibindo a crítica e condenando opiniões, o que, certamente, acontecerá se a lei contra homofobia for aprovada, já que esta não simplesmente estipula punições aos preconceituosos - o que é algo bem justo - mas principalmente transforma toda opinião contrária à homossexualidade em homofobia e em um crime.
E, então, percebe-se mais uma diferença gritante entre preconceito e crítica: quem critica critica ideias, atitudes; já o preconceito é direcionado a pessoas ou a grupos minoritários de pessoas: perseguir e agredir um gay é bem diferente de escrever um artigo condenando a homossexualidade ou de um padre ou pastor falar contra a homossexualidade na igreja, fundamentando-se na Bíblia.
Outra diferença relevante entre esses dois termos é o fato de a crítica ser, teoricamente, construtiva, ou seja, geralmente, quem critica tem o intuito de ajudar as outras pessoas a enxergarem o que considera-se certo. Já o preconceito é sempre destrutivo e, portanto, merece ser punido.
Contudo, o preconceito só será vencido quando as pessoas passarem a se importar mais com o outro e a aceitar que o direito de um termina exatamente onde começa o direito do outro.

3 comentários:

  1. No mundo onde vivemos, existem múltiplas verdades e múltiplas mentirias; o que transforma uma verdade em mentira e uma mentira em verdade é o olhar do outro, porem não há quem garanta que nosso olhar é verdadeiro !!!!

    ResponderExcluir
  2. "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará";..."Se pois o filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres"(Jo 8:32,36).

    Não existe múltiplas verdades, existe 'A VERDADE'

    Uma semana de post sem nenhum comentário a respeito. O que vemos aqui é o que acontecerá com a igreja. Os crentes se omitirão de proferir a verdade. (A Bíblia é a Verdade Jo 17:17)

    Abordaremos outros temas nos púlpitos e negligenciaremos este temendo represárias de movimentos homossexuais.

    Faltarão pessoas com franqueza para pregar: "Não erreis; nem os efeminados nem os sodomitas herdarão o reino de Deus" (1Co 6:10).

    Sobrarão pessoas com discursos vários dizendo: "Há múltiplas verdades".

    A Palavra de Deus ordena que amemos uns aos outros e condenemos o pecado - Amemos, pois, os homossexuais e condenemos a homossexualidade.

    Oremos por estes e por nós:
    "Santifica-os na VERDADE; a tua Palavra é a VERDADE".

    ResponderExcluir
  3. Irmã Naylla

    Paz e Graça!

    Depois dessa creio que nem o Aurélio se saiu tão bem na definição de crítica e preconceito.

    DEUS te abençõe...

    ResponderExcluir

"Quem quer amar a vida, E ver os dias bons, Refreie a sua língua do mal, E os seus lábios não falem engano."
(1Pe 3.8)

Obrigado por comentar."